Hoje em dia, em função das crescentes exigências por redução nas emissões e ampliação de ações sustentáveis, além de uma maior consciência da população em optar por soluções limpas e amigáveis ao meio ambiente, cresce a cada dia a quantidade de desenvolvimento no setor de veículos elétricos em busca de tecnologia mais eficiente e com custos mais acessíveis.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), temos quase 78 milhões de veículos registrados em todo o território nacional, número que engloba a frota de carros, motos, caminhões e outros veículos automotores. Se falarmos apenas de carros, responsável pelo maior tráfego nas ruas, esse número chega perto de 44 milhões de unidades, o equivalente a um carro para quase cinco habitantes.
Umas das grandes soluções encontradas para ajudar a amenizar essas questões é a inserção dos veículos totalmente elétricos, e os híbridos no mercado nacional. Mais confortável, se comparado aos modelos convencionais, esse veículo, além de ser mais silencioso, consome menos combustível, pois são movidos à eletricidade – energia limpa. Diante de tantas qualidades, e com benefícios diversos, principalmente à natureza e, consequentemente aos nossos pulmões, os carros elétricos já podem ser considerados uma realidade.