O descarte incorreto de pneus pode contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. Diante disso, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Natal orienta a população sobre o acondicionamento de pneus e disponibiliza pontos específicos para o descarte desse material.
De acordo com o município, esse item pode ser entregue nos ecopontos (endereços ao final da matéria), locais apropriados para receber materiais que possam ser reciclados, entre eles os pneus. Os ecopontos funcionam todos os dias, inclusive em domingos e feriados, das 6h às 18h.
Os pneus podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação do mosquito, e por isso não podem ficar expostos ao ar livre, em praças ou jardins. Os pneus devem ser levados a uma borracharia, onde serão devidamente acondicionados e transportados para um dos ecopontos espalhados pela cidade para o devido descarte e reciclagem adequada
“Queremos chamar a atenção da população para o perigo que o descarte inadequado de pneus pode trazer, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos. Fiquem atentos às orientações da SMS”, destacou a secretária municipal de saúde, Rayanne Araújo.
Pneus fora de uso e deixados ao ar livre são alguns dos locais mais propícios para ocorrer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A água acumulada neles, combinada com a parte interna protegida do sol, é ideal para o desenvolvimento das larvas do inseto, responsável pelas arboviroses.
Confira onde ficam os ecopontos
- Ecoponto do Baldo (Cidade Alta, Zona Leste)
Rua Mermoz, 265
- Ecoponto Parque dos Coqueiros (Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte)
Avenida das Seringueiras, S/N
- Ecoponto Ponta Negra (Vila de Ponta Negra, Zona Sul)
Avenida Praia de Muriú, 1431
Fonte: G1RN