A VERDADE DITA EM PARÁBOLAS –

O que mais perturba o ser humano? Saber de onde veio, para onde vai, quem é? Se existe céu e inferno? Se a vida é eterna? Descobrir o segredo da longevidade? Se Deus existe?

Essas e tantas outras inquietações acompanham o homem desde que ele se deu conta que existe. E a missão de todos os mensageiros do Cristo é despertar as consciências individuais para a concepção da Verdade.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (Marcos 8:32).

Cada mensageiro do Cristo usou a linguagem de sua época, dentro do contexto em que viveu, quer no oriente quer no ocidente. Jesus, o Cristo, preferiu falar por parábolas. “Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.” (Marcos 4:34).

Ele costumava falar do Reino de Deus, utilizando-se de parábolas: “O Reino dos Céus é semelhante…”. A parábola tem o poder de atingir a todos que a escuta; cada um no seu próprio grau de entendimento, de evolução.

Jesus gostava de falar do Reino dos Céus, para nos dar uma ideia de quem somos, de onde viemos, para onde vamos. Reino dá ideia de ordem, de hierarquia, de organização, de harmonia; aonde se prioriza aquilo que tem um real valor: os princípios que devem nortear a vida, aqui ou em outro lugar.

Por isso, é que se assegura que o Reino de Deus está dentro de cada um de nós, porque são princípios que devem ser observados; princípios de sabedoria, compreensão, perdão, paz, amor, alegria, harmonia, comunhão…

Assim sendo, devemos despertar para esse Reino, conceber a Verdade, a Vida que somos: Vida eterna! Precisamos despertar as virtudes que se encontram em nós, latentes, adormecidas, ou subconscientes, semi-conscientes, e torná-las conscientes; realizá-las em nós mesmos, vivê-las!

Para tanto, é necessário disciplinar a mente; ser senhor de si mesmo; unificar-se com o todo. E o único caminho que nos garante isto é ouvir e praticar os ensinamentos do nosso amado Mestre Jesus, o Cristo, o Senhor e Redentor de nossas vidas!

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
  As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *