Presos fugindo da penitenciária na Grande Natal — Foto: Divulgação/Seap
Presos fugindo da penitenciária na Grande Natal — Foto: Divulgação/Seap

Câmeras de segurança da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, flagraram o exato momento em que dois presos conseguiram fugir do presídio. As imagens foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) nesta quinta-feira (2).

A fuga aconteceu na terça-feira passada (30), por volta das 12h15. A Sesap informou que afastou quatro policiais penais e que abriu uma sindicância e um processo administrativo disciplinar para apurar se houve negligência por parte dos policiais penais.

Um vídeo anterior já havia mostrado os dois fugitivos em um bicicleta que eles furtaram de uma casa na comunidade Alcaçuz, a poucos metros do presídio.

Os fugitivos são:

  • Gustavo da Rocha Dias, 30 anos; e
  • Ricardo Campelo da Silva, 43 anos.

Até a atualização mais recente desta matéria, os dois presos continuavam foragidos. O governo do Rio Grande do Norte está oferecendo uma recompensa de até R$ 10 mil por informações que levem à prisão dos dois fugitivos.

‘Aparente facilidade’, diz secretário

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, os vídeos mostram uma “aparente facilidade” na abertura de uma porta de uma cela especial, e na forma com a qual os presos trafegam dentro da unidade prisional em seguida.

“Há uma certa facilidade de se abrir, fica muito claro nas imagens. Uma outra evidência que a gente vê é que eles trafegam livremente dentro da unidade, sem acompanhamento. É outra coisa que a gente tem que responder. Os presos se deslocam mais de 50 metros e ninguém viu?”, falou.

 

Os dois estavam em uma cela especial porque trabalhavam naquele momento em uma obra no presídio. O secretário disse ainda que não descarta o afastamento da direção do presídio, mas que no momento “não tem motivos” para isso.

O caso segue sendo apurado. “Existe uma suposta negligência. Então algumas perguntas precisam ser esclarecidas, porque pessoas que deveriam estar fazendo o seu trabalho não se encontravam”, disse.

Buscas pelos fugitivos

Helton Edi Xavier disse ainda que a última informação que teve, em relação às buscas, é que os apenados estavam na praia de Cotovelo, em Parnamirim, na Grande Natal.

A fuga mais recente no complexo penitenciário de Alcaçuz havia ocorrido em julho de 2021, quando 12 presos escaparam do presídio.

Informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *