Em alerta publicado nessa terça-feira (3), o Ministério da Saúde informou que 312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomelite: eles não chegaram a vacinar nem metade das crianças menores de um ano. Destes, 21 são do Rio Grande do Norte. Os dados são os últimos disponíveis, referente ao ano de 2017.
A recomendação internacional para o controle da doença é de que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas. Atualmente, a média nacional de cobertura é de 77%.
De toda maneira, segundo o Governo Federal, não há casos de paralisia infantil no Brasil. O último registro do vírus selvagem foi feito 1989 em Souza, na Paraíba. A ação, no entanto, tem o objetivo de evitar um possível retorno da doença. Um caso foi registrado na Venezuela em junho e, nos últimos anos, o vírus circulou em mais de 23 países.
A vacina contra a poliomielite está disponível o ano inteiro, em todos os postos de saúde do Brasil. Uma campanha nacional acontecerá em agosto (entre os dias 6 e 31), mas ela só tem o objetivo de aumentar a divulgação, ainda de acordo com o Ministério da Saúde. Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinada.
Confira os municípios potiguares com baixa cobertura:
- Monte das Gameleiras
- Olho-d’Água do Borges
- Maxaranguape
- Taipu
- Tangará
- Umarizal
- Pedro Velho
- Nísia Floresta
- Vera Cruz
- São Bento do Trairí
- Bom Jesus
- São Gonçalo do Amarante
- Alto do Rodrigues
- Natal
- Francisco Dantas
- Rio do Fogo
- Caiçara do Norte
- São Miguel
- Paraú
- Upanema
- Canguaretama
Fonte: g1rn