VIRAMUNDO 107 –
Alberto Silva, baiano de Jeremoabo, era muito inventivo. Gostava de estudar, criar coisa prática e era muito solitário, longe dos amigos e irmãos.
Vivia lendo biografias pra conhecer os grande vultos da história universal e, com curiosidade, inventava brinquedos e utensílios para uso no dia a dia.
O fusca tinha um quebra vento lateral perto da maçaneta manual de abrir e fechar u vidro e ele inventou uma presilha que fixava o que achava de “ventarola’, dando mais segurança ao fechar o carro.
Um sucesso que a própria Volks comprou e passou a usar em todos os veículos.
Alberto trabalhou na equipe do engenheiro José Nicolai, inventor do Bina, identificador de chamadas telefônicas, que morreu aos 77 anos de idade e morava em Goiânia, capital de Goiás.
Alberto foi o seu “braço direito” e aprendeu muito sobre como desenvolver invenções.
Desenvolveu uma caneta esferográfica que, em uma das extremidades tinha um suporte para colocar o aparelho celular em posição de pé, para melhor visualização e ao mesmo tempo ser usado como apontador no teclado do aparelho.
Gostou quando disseram a ele que o inventor do post-it, aquele papelzinho amarelo da 3M que “cola que não fixa” em superfícies para anotações e lembretes, foi sugestão de um funcionário humilde, da companhia.
Alberto vivia com um caderninho na mão anotando tudo, principalmente ouvindo sugestões fe pessoas sobre coisas que facilitassem o uso no dia a dia.
Inventou um abridor de lata de cerveja evitando que se use a unha pra fazer isso.
As mulheres adoraram.
Alberto participou da criação da louza inteligente da comunicação a distância entre empresas, a vídeo conferência e por último a impressora para urnas eletrônicas de votação.
Um sucesso que será usado nas eleições em 2022.
Alberto casou com Aline, psicóloga, e funcionaria da Petrobras em Natal.
Não tiveram filhos.
Encontrei o casal no aeroporto em São Gonçalo e no cafezinho perguntei.
– Alberto, em quem você se inspira pro seu trabalho?
– Professor Pardal
Jaécio Carlos – Produtor e apresentador dos programas Café da Tarde e Tribuna Livre, para Youtube.