VIRAMUNDO 41-
Jurinalda Quaresma, quando criança lá em Caico gostava de brincar de médica com as bonecas e as amiguinhas. Um dia pediu emprego na Farmácia do Povo, de seu Manel Tobias e aprendeu a aplicar injeção. Ningúem melhor do que ela nesse ofício.
Vinha gente de todo canto pra ser atendido por ela que sempre passava um remedinho como complemento pois ela não cobrava as aplicações e seu Manel gostava muito.
Veio embora morar em Natal e fazer enfermagem. Aluna exemplar estagiou no Hospital Valfredo Gurgel e era conhecida como Juju de Caicó. Lá conheceu Francisquinho de Pau dos Ferros formado em Análises Clínicas e gostou da eficiencia de Juju.
Convidou-a a fazer parte da Clínica Santa Catarina que estava montando nas Quintas. Ela topou. No envolvimento do dia a dia começaram a namorar e tiveram 3 filhos: José, Maŕia e Antonio, o mais novo que seguiu a profissão da mãe.
Juju é uma mulher forte, bonita, fala mansa, enérgica e dirigia a Clínica com 6 funcionários. Tirar sangue do povo, para exames era com ela. Ensinou a todo mundo como aplicar injeção o que diminuiu muito seu trabalho.
A Clínica Santa Catarina abriu uma filial n Rua Mossoró em frente à um ponto de ônibus e Maria, a filha do meio, foi tomar conta. Francisquinho, o pai, supervisionava as duas clínicas juntamente com José, o filho mais velho.
José se formou em Medicina e montou deu consultório e saiu da clínica, Maria comprou uma fazenda em Ceará Mirim e foi criar bode, saindo também da Clínica.
Francisquinho e Juju resolveram então vender a cliñica pra Unimed e montaram uma bela Farmácia de manipulação em Pau dos Ferros.
Encontrei Juju jantando na Nau com o marido, os filhos e a netinha Clara, de 3 anos e perguntei: Juju quem inspírou você no seu trabalho?
– Ana Neri
Jaécio Carlos – Produtor e apresentador dos programas Café da Tarde e Tribuna Livre, para Youtube.