Uma ação realizada nesse sábado (21) recolheu pelo menos 230 quilos de lixo da praia de Maracajaú, em Maxaranguape, município do litoral Norte potiguar.
Ao todo, mais de 60 pessoas, todos voluntários, participaram da ação. Todo o material recolhido foi encaminhando para reciclagem.
O mutirão foi organizado pela Associação de Proteção e Conservação Cabo de São Roque, através do projeto Multiplicadores Ambientais, e contou com a participação da comunidade local e de integrantes do Projeto Renascendo Craques.
“Essa ação é muito importante que sensibiliza e mobiliza as pessoas, e a gente consegue ajudar o ser humano, o meio ambiente, o planeta como um todo”, disse Isadora Barreto, coordenadora da APC Cabo de São Roque.
O mutirão marcou o Dia Mundial da Limpeza, que contou com ações simultâneas em várias capitais do país e cidades do mundo.
A iniciativa teve início em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. A partir desse momento, nasceu um movimento que logo se espalharia por outras partes do planeta até ganhar atenção global.