O Governo do Estado segue investindo em melhorias no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A unidade referência para atendimentos do trauma no RN, este ano, já foi contemplada com a aquisição de 239 novos leitos, a construção de um novo almoxarifado para a Divisão de Farmácia e de uma nova sala para o serviço de manutenção. Agora o serviço de lavanderia foi contemplado com a aquisição de cinco novos equipamentos: duas máquinas de lavar, duas secadoras e uma calandra industrial.
Com o novo maquinário, o HMWG passará a lavar até 1,5 tonelada de roupa em um período de 24h. Até então, a unidade higienizava aproximadamente 1 tonelada de roupa por dia. Os equipamentos chegaram na manhã desta quarta-feira (12) e serão instalados no espaço reformado para abrigar a nova lavanderia do hospital. A obra faz parte de uma série de reestruturações de antigos serviços do Walfredo Gurgel iniciada em 2017.
“Este é mais um investimento do Governo do Estado. Aqui foram injetados cerca de R$ 600 mil para aquisição destes cinco equipamentos. Esta é também mais uma prova de que o poder estadual nunca poupou esforços em garantir às unidades de saúde pública do RN o suporte financeiro necessário para a qualificação de seus serviços”, afirma o secretário estadual da Saúde Pública, Sidney Domingos.
Além da alta performance para higienização do enxoval, as lavadoras também possuem: capacidade para higienização de até 110 kg de roupa por lavagem, barreira de alta rotação livre, gabinete, tambor e tubo em aço inoxidável, com micro visor gráfico e interface de comunicação que permite o serviço remotamente, programador multilíngue e programável.
As secadoras têm capacidade para 54,4 kg por lavagem, apresentam aquecimento elétrico com microprocessador OPL completo e abertura da porta de 68cm, o que facilita a carga e a descarga das roupas.
As calandras são fabricadas com cilindro aquecido, com medidas aproximadas de 3.200mm de largura e 500mm de diâmetro. Apresentam alimentação automática com aquecimento elétrico e cilindro cromado com extensão para dobradeira e empilhadeira.
“No Walfredo Gurgel tudo é em grande escala. A quantidade de roupas cirúrgicas, capotes, lápis e lençóis utilizados diariamente é enorme. Para quem não conhece a rotina daquele hospital, pode achar que essas máquinas de lavar são um exagero. Mas, a verdade é que, para que continue elevando sempre seu padrão assistencial é imprescindível o investimento, sim, em equipamentos de ponta”, atesta Sidney.