O WhatsApp se tornou popular como um aplicativo de mensagens privadas, voltado para interações entre duas pessoas ou, no limite, entre 256 participantes em grupos. Isso mudou em 2023: o serviço lançou recursos que o aproximaram de uma plataforma de conversas públicas.
Em janeiro, o WhatsApp liberou o Comunidades, que centraliza grupos em um só espaço e permite disparar mensagens para até 5 mil pessoas. Depois, em setembro, foi a vez do Canais, com o qual é possível enviar avisos para um número ilimitado de usuários.
O app da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, anunciou ainda a funcionalidade de editar mensagens, usar uma conta em até 4 celulares simultaneamente, silenciar ligações de desconhecidos, fixar mensagens e mais.
O Canais é um dos principais recursos anunciados pelo WhatsApp em 2023. Ele permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em uma espécie de grupo, algo semelhante ao que o Telegram já oferecia.
Os canais aparecem na nova aba “Atualizações”, que, antes, se chamava “Status”. Ali, além dos stories, é possível encontrar canais novos, mais ativos e os mais populares.
Como a ideia é que os canais sejam usadas para conversas públicas, esses espaços não contam com a criptografia de ponta a ponta que existe nas conversas individuais e em grupos de WhatsApp.
Veja abaixo como entrar em um canal do WhatsApp:
- Na tela inicial, toque em “Atualizações”;
- Ao lado de “Canais”, toque em “+”;
- Selecione “Encontrar canais”;
- Clique no ícone da lupa e digite o nome de um canal.
Pagamentos para empresas
No primeiro semestre o WhatsApp anunciou o serviço de pagamentos para pequenas empresas. A transferência de dinheiro entre pessoas no app já estava liberada desde 2021.
A funcionalidade realiza a transferência sem gerar links externos ou abrir outro aplicativo. Ela permite o uso de cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa.
Além do cadastro na versão Business do app, as empresas precisam ter contas vinculadas às plataformas de pagamento parceiras da iniciativa: Cielo, Mercado Pago e Rede.
Comunidades
Logo no início do ano, o WhatsApp começou a liberar no Brasil as Comunidades, função que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.
O objetivo é reunir até 50 grupos sob um mesmo guarda-chuva, com limite para abrigar até 5 mil pessoas em uma comunidade.
A ferramenta foi apresentada ainda em 2022, mas demorou alguns meses para chegar ao país devido às eleições daquele ano. Na tentativa de combater a desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo para evitar mudanças significativas na plataforma antes da votação.
Conversas com senha ou biometria
Em maio, o WhatsApp lançou um recurso que permite proteger conversas. A nova ferramenta permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é “transferido” para uma pasta segura, chamada “Conversas protegidas”.
As conversas nessa pasta só podem ser acessadas ao digitar a senha ou inserir a biometria (facial ou impressão digital) cadastradas no seu dispositivo.
Depois, o mensageiro anunciou que é possível esconder a pasta “Conversas protegidas” da tela inicial e só mostrá-la ao digitar um código secreto na busca.
✍️ Edição de mensagens
Outra função muito aguardada pelos usuários de WhatsApp era a de edição de mensagens — ela foi disponibilizada oficialmente em maio.
A opção de editar fica disponível até 15 minutos depois do envio da mensagem. Quando o recurso é usado, o aplicativo passa a mostrar a palavra “editada” ao lado da mensagem. Veja como fazer:
- Toque e segure sobre a mensagem que você enviou;
- Toque em “Editar” – no Android, é preciso clicar primeiro em ⁝ (ícone de três pontos no topo da tela);
- Escreva a sua nova mensagem e selecione o botão de “Enviar”.
Fonte: G1